Paradigmas escoteiros

Antes de entrarmos no tema escoteiro temos que entender o que são e como surgem os paradigmas por isso assistam o vídeo abaixo primeiro.



Vimos ai como a repetição de ações sem entender os porquês acontece e como reproduzimos muitas coisas no nosso dia a dia. Muito disso é culpa dos lideres que não estimulam o pensamento crítico.

Hoje muitas associações escoteiras, principalmente a mais antiga, vivem em um sistema que veio sendo modificado e vivido sem ter uma essência forte. Práticas errôneas virando normas e condutas. Formação limitada sem muito acesso ao conhecimento puro.

Falo isso por ter sentido isso na pele, cursos que ensinavam práticas que nada tem haver com o escotismo original como o famoso sistema de progressão no lugar do plano de etapas. Pessoas distorcendo as palavras originais de BP para respaldar suas incompetências. Veja o livro escotismo para rapazes vendido hoje no Brasil e o original de 1908, desde a capa até o conteúdo muito modificado e mutilado.

Vamos a mais alguns pontos:

O uniforme, durante vários anos se lutou contra o uniforme tradicional, com desculpas e informações erradas conseguiram abrir para o traje e agora nem isso usa mais. Os dirigentes preferem se apresentar de calça jeans surrada e camiseta que estar bem uniformizado. Utilizam o que B.P disse de uma forma distorcida. Vejamos o que ele falou:

Já disse até agora: "Eu não me importo se um escoteiro qualquer usa uniforme ou não, quanto tempo o seu coração está trabalhando a lei escoteira." Mas a verdade é que não há praticamente um escoteiro que não usa uniforme. The Scouter 1913

Outro ponto bem controverso são as etapas de classe, as quais foram tiradas do dia a dia do escoteiro sem nem sequer perguntar a quem aplica. Você que tem mais de 10 anos de escotismo foi escutado quanto a isto, tenho certeza que não. Hoje as pessoas ficam tentando fazer o melhor com aquilo que aprenderam indo contra as determinações superiores da associação se mostrando assim que não são dignos de confiança. No pensamento de BP especialidade era para ser após a segunda classe. Veja o que ele diz:

“Um jovem geralmente não assimila o valor do treinamento escoteiro até que se torne um Escoteiro de primeira classe. A segunda classe é só um passo para aquela posição. Mas é um fato lamentável que muitos deles estejam contentes em permanecer como Escoteiros de segunda classe, uma vez que ganharam alguns distintivos de eficiência. É por essa razão principalmente que o Cordão de Eficiência (All Round Cords) agora só é alcançável pelos Escoteiros de primeira classe. Essa alteração foi bem vinda pelos Chefes Escoteiros como um incentivo aos rapazes que querem continuar progredindo no treinamento deles.” The Scouter 1914

Podíamos listar uma centena de coisas que se mudaram pela prática sem estudo do escotismo. O que não admitimos mais são algumas pessoas se auto-intitularem escoteiras e ficarem fazendo algo que não é o escotismo e ainda por cima falando que outras que praticam não são escoteiras só porque não membros de uma associação qualquer.

Pense

O que você está fazendo é escotismo?

Desafio em ler os originais e responder.