Missão no Escotismo

Sabemos que o escotismo é um método e assim sendo um meio de se chegar a algum objetivo, muitos confundem esse método (meio) com um produto (fim) e por essas coisas erram e nem se quer conseguem aplicar o escotismo da forma correta.
Sendo um meio criado por um Cristão, filho de pastor e com uma vida pautada nas leis de Deus e do Império Inglês cresceu da forma que já conhecemos, tomando conta do mundo e sendo uns dos movimentos mais acreditados no mundo.
Ao lermos as obras de BP vemos claramente que o mesmo traduziu para um mundo que caminhava para a modernidade as obras de Deus. O seu conhecimento de Deus era tão claro que o mesmo não se furtava em falar disso.
Podemos relembrar algumas passagens clássicas, como  quando perguntaram sobre a religião no escotismo e Baden-Powell usou as palavras de Jesus e disse: Religião é coisa simples, temer a teu deus e amar ao próximo. Este teu deus alguns tentam distorcer e falar que Baden-Powell aceitava e defendia todas as religiões, um grande erro,pois sendo um Cristão sabe que Deus é só um e se alguém realmente o buscar chegará a Deus. Veja Mt 22:37-39.
Outra passagem a qual podemos ver claramente é um artigo de B.-P o qual ele exorta a todos os escoteiros quando estiverem em situação de dificuldade lembrasse e agisse como Jesus Cristo. Lembrando que Paulo nos conclamava a sermos seus imitadores como ele imitava a Cristo. I Cor 11:1
Poderia pegar várias outras citações de B.-P, como as 9 leis, a boa ação diária e etc, mostrar ponto a ponto, mas o que temos que ter em nossas mentes é o nosso real objetivo, usemos o que B.-P falou:
“...E o grande objetivo significa não só a prática de "contribuir e fazer" com seus próprios dirigentes, mas também com outras organizações que trabalham no mesmo sentido.Em um grande movimento para um grande objetivo não há lugar para pequenos esforços pessoais, temos que afundar idéias menores e nos abraçar em um grande “combinado” para lidar efetivamente com o todo. Nós Escoteiros somos jogadores de um mesmo time com a Boys's Brigade (Brigada de Jovens), Church Lads (Rapazes da Igreja), YMCA (Young Man Chisthian Association – Associação Cristã de Moços), Departamento de Educação e outros.
Cooperação é o único modo de se obter sucesso.”
Maio de 1910.
Então está claro nas ações e nos escritos de Baden-Powell que o seu intuito era melhorar o mundo não fazendo o trabalho de outras instituições, mas auxiliá-los na grande seara.
Assuma sua missão no escotismo, contribua com outras instituições através do método, não seja um fim, mas um meio de se alcançar os objetivos.

P.S – temos o escotismo como um chamado de Deus, uma missão para com a Pátria e vamos continuar a lutar pelo escotismo apesar de alguns membros da direção UEB estarem se mostrando como pessoas de má fé. Agindo de forma imoral, inconstitucional e não escoteira. Os ataques só nos fortalecem e no final venceremos. Temos um ideal não uma fonte de status.

Perigo em curso d’água

Eu pessoalmente tenho um cuidado maior em atividades que tenham água perto, um escoteiro sênior de um antigo grupo meu foi vitima da negligência de um chefe de outra associação. E acompanhei o sofrimento da família de 3 outros que foram pegos por uma tromba d’água. Por esta precaução nunca tivemos nenhum incidente ou acidente em água com a minha presença.
Sempre falamos muito de segurança em atividades aquáticas, em como montar o esquema de segurança, as regras gerais e poucas vezes vemos dar a devida atenção em mudanças bruscas da normalidade em cursos de água.
Nesse período de chuva, temos que nos atentar muito a estas mudanças. A maioria dos lugares de acampamento é servido por cursos de água, onde em vários momentos do acampamento nos utilizamos para serviço e atividades. O curso d’agua tem que ser bem conhecidos e interpretados.
Hoje vou me atentar a um fato até corriqueiro em cursos d’agua que é a elevação rápida do nível de água.
Mas o que devemos observar antes de tudo:
- Primeiro pergunte aos freqüentadores ou moradores sobre estas ocorrências;
- Observe as beiras e note os capins e árvores caídas no sentido do curso, elas podem indicar a altura que a água pode alcançar.
- Se possível cheque a topografia do curso, quanto mais acentuado maior a probabilidade;
Durante a atividade observe.
- Se ocorrer chuva na parte alta do curso não use para banho e ao se aproximar procure ter segurança e local fácil para sair.
- Nunca deixe ninguém sozinho á beira dos cursos de água.
- Mantenha sempre cordas e se possível bóia de arremesso próximo.
Lembre-se de em atividades escoteiras:
- No mar, escoteiros vão até a água normal bater nos joelhos;
- No rio com pouca correnteza até a cintura;
- Em lagos até a linha baixa do peito.
Ensine todos a nadar e use muito o senso crítico e os cuidados em atividades com água.
Segue um vídeo que mostra uma situação real, recebi por e-mail e agora uso para ilustrar. Pessoas que se impressionam fácil não devem assistir.

A origem do Escotismo

Os outros inventores do Escotismo invariavelmente dão as datas nas quais eles tiveram a idéia, assim pode ser interessante para alguns que não estão informados da origem do nosso esquema se eu fornecer alguns fatos sobre o nosso Escotismo.
Foto em Setembro de 1914
A primeira idéia para tal treinamento veio a mim muito tempo atrás, quando eu treinava soldados. Quando eu era ajudante no meu Regimento em 1883, escrevi meu primeiro manual para treinamento de soldados, do jeito que seria atraente para eles, desenvolvendo seu caráter para as campanhas muito mais que as habilidades militares. Este foi seguido por outro, e ainda um terceiro em 1889. Posteriormente, "Aids do Scout", foi utilizado em boas escola de alguma maneira, e pelos Capitães da Brigadas de Rapazes e outras organizações de jovens, apesar de que eu tinha escrito o livro exclusivamente para soldados. Então eu o reescrevi para o desenvolvimento do caráter dos jovens com atrativos que agradavam mais diretamente a eles.
O uniforme, em todos os detalhes foi tirado de um esboço feito por mim do equipamento que usei na África do Sul, em 1887 e 1896, e na Caxemira em 1897-8.
Nosso lema, "Be Prepared", era o lema do South African Constabulary - Polícia Distrital Africana na qual eu servi.
Muitas de nossas idéias foram tomadas dos costumes dos Zulus, e dos Peles Vermelhas, e dos Japoneses, muitas tiradas do código dos Cavaleiros da Idade Média, muitas nasceram de outras pessoas, como Cuhulan da Irlanda, Dr. Jahan, Sir W.A. Smith, Thompson Seton, Dan Beard, etc., e algumas de minha própria invenção!
Baden-Powell - Janeiro de 1914.

Para que ser escoteiro ou escotista?

Como muitos sabem entrei cedo no escotismo, atraído pelo ambiente de aventura e lealdade, na época nosso grupo era patrocinado e com um pouco de empenho participávamos de grandes atividades. Eu via meus chefes preocupados conosco, nunca se envolvendo em coisas erradas, até os que fumavam (coisa comum na época) não faziam na nossa frente, lembro do meu chefe sênior que só descobri q fumava depois que virei pioneiro.
Nesta época, de pioneiro, prometi retribuir todo o esforço dos meus chefes e fazer o mesmo para os outros.
Começava ai o inicio das indagações. Logo no primeiro ano como pioneiro fui trabalhar como assistente de Chefe escoteiro, e como as “regras” proibiam, não fui nomeado Assistente Distrital escoteiro, por causa da idade, mas desempenhava todo o papel. Mas via ser nomeadas pessoas com pouca ou nenhuma preparação assumindo cargos. Chegou ao ponto de ser indicado por todos os grupos do Distrito para a função e negado pela Direção regional dizendo que não era a política deles.
Anos depois descobri o que acontecia, um grupo de pessoas com uma carga de problemas tremenda, com vários pontos deficientes em suas fichas tentando se manter no poder. Com o advento das eleições, vários mostraram por qual motivo se mantinham “escoteiros”.
A utopia do escotismo puro caía por terra, eram “chefes” que queriam ser políticos, hoje vemos muitos, se pensar bem não é errado porque precisamos de representação nestes lugares, mas como ser escotista, diretor regional e ser político?  Para que eles se mantém no escotismo?
Vemos ainda uma pequena casta se mantendo ligadas ao escotismo para manter seu “sub-campo” eleitoral, fazendo politicagem para se manter no poder, para poder encher seus sites e blogs. Pessoas que multiplicam informações mentirosas, caluniosas e nada honradas, sem dizer, nada escoteiras, de que são donos do escotismo intergaláctico, que a sua Lei derrogada, revogada, inconstitucional vale um “Cibazol”. Se mostra tão verdadeiros como uma nota de 3 reais.
Mesmo estando em situação de ajudar a parte desprovida a fazer escotismo e não ajudam e continuam atividades escoteiras caras, diretores viajando o mundo em alto estilo, enquanto os “carentes” assistem em seus quintais atividades mundiais sem poder participar.
Mas temos chefes escoteiros de verdade que desempenham seus papeis como nossos representantes, temos também representantes que nem são escoteiros nos apoiando, pensando em política sim, mas não misturando as estações.
Nos últimos tempos vemos claramente quem é quem. Políticos que dizem defender o escotismo só defendendo sua associação. Será que defendem esperando os retornos financeiros do próximo Jamboree, ou a eleição do ano que vem?
E graças ao bom Deus temos políticos que defendem nossa causa, faço ao leitor um desafio. Pesquise o nome escoteiro no site da câmara federal, ou estadual ou até mesmo municipal, descubra qual representante coloca leis e apoio o Escotismo ou apenas apoiam associação A ou B. Se você constatar algo com o nome de associação desconfie, há algo de errado.
Agora desafio aqueles que se julgam certos em estar em vida dupla, escotismo e política.
Se pergunte e me responda político de vida dupla. Se pergunte e me responda chefe de vida dupla?
Seus atos são escoteiros?