Sobre o Curso 360º da FET

Podemos assistir um filme, ler um livro, escutar um discurso e de acordo com a nossa vivência interpretamos de uma forma, vejamos a Biblia ela mesmo é interpretada de diversas formas, onde de algumas maneiras dizemos que é errada ou não, pelo simples ponto de vista pessoal e
Curso 360º Mato Grosso
doutrinário o qual estamos acostumados e fomos criados. Sabemos que hoje o escotismo como filosofia educacional é empregada de diversas formas e em cada uma com suas peculiaridades e suas “verdades” e desta feita a Federação dos Escoteiros Tradicionais, dentro da sua estratégia de crescimento, concebeu o Curso de escotismo Tradicional 360º ou simplesmete 360º.
O curso foi criado inicialmente para responder a demanda de Grupos Escoteiros Tradicionais que estão em criação ou em fase de adaptação ao método escoteiro tradicional. Criado para ser aplicado em lugares onde ainda não existe um GET funcionando. Ou em lugares onde não existe um formador escoteiro tradicional para trabalhar junto a direção da Associação que deseja se filiar. 
Este curso tem duas apresentações. Uma realizada de terça a quinta-feira, onde os adultos participam de 10h de aulas teóricas, onde obtém-se noções gerais do Escotismo Tradicional e no final de semana seguinte tem atividade prática de 48h no campo, onde irão viver o escotismo tradicional no ambiênte natural, acampando utilizando em plenitude o Método Escoteiro Tradicional. E a outra forma que e uma reunião de preparação mais 73h de atividades acampados onde as palestras são minsitradas durante as atividades.
Esta forma foi concebida seguindo os padrões internacionais da WOIS e adequada a realidade nacional, tendo sucesso em diversos grupos tradicionais pelo país e pelo mundo. Como escoteiros tradicionais zelamos por um padrão irrepreensível e unificado em nossos cursos, para desta forma tradicionalmente crescermos coesos em nossa missão e método.

ACIDENTES DE PERCURSO

Durante algum tempo se aceitou algumas adequações neste curso para tentar melhor atender aos grupos que solicitavam, mas tristemente se mostrou perigosa e ineficaz. Existiu um caso onde o grupo não foi devidamente instruido e este caminhou para algo que não era escotismo, gerando a sua desfiliação por não atender os padrões mínimos que a FET acredita serem necessários.
Tiveram também alguns grupos que iniciaram o processo de filiação, mas não aplicaram o 360º e em pouco tempo perderam o rumo e encerraram as atividades ou mudaram de denominação não se chamando mais escoteiros.

UM SÓ CAMINHO


Acreditamos que nós escoteiros tradicionais estamos trilhando um só caminho, sem deixar de reconhecer os demais que seguem caminhos paralelos como o NEOESCOTISMO, LIBEROESCOTISMO ou outro que queiram, dando a todos a liberdade de escolher com quem desejam trilhar o escotismo.
Lembrando o que Paulo nos orientou "Tudo, porém, seja feito com decência e ordem" (I Co 14:40), diante disto iremos cobrar um padrão TRADICIONAL de nossos grupos a todo tempo, e sob as orientações de nosso estatuto, POR e demais normas.

Se você ou seu grupo desejam ser tradicionais e se juntar a FET, entre em contato pelo e-mail: escoteirotradicional@escoteirotradicional.org e acesse www.escoteirotradicional.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário